quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Quem matou o Max? Quem se importa?


Acreditem ou não, a resposta para a segunda pergunta é: a maioria dos brasileiros. Até aqueles que nem possuem televisão provavelmente sabem mais do que eu sobre quem seria o possível assassino. Por que as pessoas não perguntam "quem matou aquela jovem que foi para Salvador?" ou "quem matou a saúde brasileira?" ou ainda "quem matou a música brasileira?". Dizem que o brasileiro é um povo feliz. Será realmente que o brasileiro é mais feliz sabendo que nosso país é o país da Copa e não da Educação? Suponho que a falta da educação deixe o povo brasileiro mais alienado do que marciano em época chuvosa, e, assim, mais feliz, e quanto mais feliz, mais burro e alienado, num eterno vício. Eu digo "Pão e Circo", mas até nisso me contradigo, porque eu sempre vejo o circo por aí, mas nunca vejo o pão.
O Brasil virou o país da moda. E com isso eu não quero dizer várias fashion weeks, e sim que o Brasil está na boca do povo, dos gringos. Temos a economia que não afundou, as praias mais bonitas, o povo mais feliz, com bundas de fora e massa cinzenta cozinhando no dilema de um assassinato fictício; o país do futebol, que nem mais é tão bom assim (que saudade do Tafarel!), o país do desmatamento, o país da corrupção, o país do funk (cadê o velho e bom samba?), o país que faz contagem regressiva para a construção de estádios e contagem recorde em greve de professores.
Quem matou a cultura brasileira? Quem matou nossas onças pintadas? Quem matou e escarafunchou nossa terra atrás de ouro e diamante? Mais uma vez, quem matou a garota que foi passear em Salvador? Quem matou nosso sistema educacional? Quem matou a nossa segurança? Quem matou a saúde brasileira? E quem continua matando os Hospitais Universitários? Quem matou nossa bossa nova? Quem matou nosso rock? Quem matou a nossa fome? Essa, ainda ninguém!!! Quem ainda se importa com quem matou o Max?

Um comentário: